Projectos

Projectos Relacionados

O CEP está integrado em dois projectos internacionais com sede nos EUA, nomeadamente o CSES (Comparative Study of Election Systems) bem como o CNEP (Comparative National Elections Project), dando uma dimensão comparativa aos dados recolhidos em Portugal, e assegurando a sua disseminação.

CSES

O CSES (https://cses.org) é a maior rede de estudos eleitorais do mundo, agregando inquéritos pós-eleitorais europeus, americanos, asiáticos e africanos. Com sede em Michigan, EUA, o CSES foi fundado em 2001. Desde a fundação já foram lançados cinco questionários que em média foram aplicados em cerca de quarenta países, permitindo melhor conhecimento sobre a forma como se vota no mundo de hoje. Cada questionário integra questões core que se mantêm inalteradas, e questões temáticas, que vão variando. A criação deste conjunto de bases de dados integradas deu origem a um grande número de publicações. Além disso, permitiu a interligação entre investigadores para melhorar os métodos de aplicação de questionários. 

CNEP

O CNEP (https://u.osu.edu/cnep/) é uma rede de investigação eleitoral, que reúne académicos dos cinco continentes. Fundado no final da década de 1980, agora inclui 63 estudos de 1990 a 2021 em 30 países diferentes. Os estudos eleitorais portugueses participaram no CNEP com o estudo legislativo de 2005 e o estudo legislativo de 2015.

MEDEM

O CEP está integrado na infraestrutura MEDEM (www.monitoringdemocracy.eu) uma rede pan-europeia de centros de recolha de dados, que pretende fornecer recursos, instalações e apoio para investigação de alta qualidade em todos os aspetos do processo eleitoral democrático na Europa.

Outros Projectos Relacionados

ICS/ISCTE

Sondagens ICS/ISCTE (https://sondagens-ics-ul.iscte-iul.pt/sobre-nos/) é uma colaboração entre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e o grupo Impresa Publishing S.A., nomeadamente através da SIC e do Expresso. Esta colaboração tem em vista a recolha, tratamento e divulgação de dados sobre as atitudes e os comportamentos políticos da população portuguesa, através da realização de estudos de opinião (sondagens) a amostras representativas da população.

Projectos Europeus

European Elections Study

True European Voter